Foi reprovado em um concurso público? 6 passos para dar a volta por cima

Picture of Laura Amorim

Laura Amorim

Não dá pra negar: ser reprovado em um concurso público é um grande “balde de água fria” na jornada de um concurseiro, principalmente na de quem já investiu bastante tempo e esforço na sua preparação. Mas a verdade é que lidar com uma reprovação em concursos públicos não deveria ser tão difícil assim. Estatisticamente, o mais esperado é que colecionemos algumas reprovações durante a busca pelo tão sonhado cargo público. Ser reprovado faz parte do processo e nada diz a respeito da sua capacidade, inteligência ou das chances que você tem de passar em concursos posteriores.

No entanto, uma reprovação pode sim nos desmotivar. É preciso saber lidar com esse percalço e seguir em frente sem ouvirmos o nosso sabotador interno – aquela vozinha inconveniente que insiste em nos dizer para desistir.

Por isso, vou compartilhar 5 passos para que você consiga reverter essa situação de forma leve e transformá-la em uma publicação com seu nome no Diário Oficial! 

Passo 1: não dê ouvidos aos discursos derrotistas

Se você foi reprovado em um concurso público, o primeiro passo é: não dê ouvidos a discursos derrotistas ou desanimadores – nem no dos outros, nem no seu próprio. Não preste atenção naqueles que te desmotivarem e disserem que as aprovações nos concursos são “cartas marcadas” ou que é mesmo “impossível” ser aprovado. Do mesmo modo, não fique se batendo ou se martirizando e encare a situação de forma objetiva e menos pessoal. 

Passo 2: após um mal resultado, descanse – mas não desista

Após uma prova difícil ou um mau resultado, sugiro descansar por alguns dias, para esfriar a cabeça. Algo entre três dias e uma semana, a depender do seu cansaço e da sua situação (se há outro edital aberto, por exemplo).

Passado esse período de luto, está na hora de voltar aos estudos e ressignificar para esse resultado! O mais importante agora é que você sugue ao máximo tudo o que puder dessa experiência para que as próximas provas sejam diferentes. Costumo dizer que essa é sua oportunidade de fazer a os ajustes necessários para chegar cada vez mais próximo da aprovação. Aprenda com seus erros!

Passo 3: mapeie seus erros

Analise a sua preparação até então e anote tudo o que deu errado e te estressou nos momentos que antecederam a prova. Você ficou muito ansioso? Saiu de casa atrasado? Esqueceu a água ou o lanche? Perdeu seu documento? Levou a caneta errada? Em seguida, anote ao lado o que você fará na próxima vez para que nada disso aconteça novamente. 

Passo 4: analise sua estratégia de prova

Além disso, reveja também a sua estratégia de prova: o tempo de prova foi suficiente? Você conseguiu chegar às questões de maior peso? Ou fez as de menor peso primeiro? Ficou preso em questões difíceis e não teve tempo de fazer as fáceis? Em seguida, repense a sua estratégia e reflita sobre como você fará a prova na próxima vez.

Passo 5: estude seu caderno de prova

Guarde o caderno de prova e confira o que errou! Aprofunde-se em cada um dos erros que cometeu: você errou assuntos que sabia? Caiu em pegadinhas? O que falhou na sua preparação? Suas revisões estavam em dia? É necessário mudar sua técnica de estudo? Como melhorar isso? 

Passo 6: trace um plano

Agora, com todas as informações dos pontos anteriores, trace um plano: o que fazer daqui para frente? Defina o seu “próximo alvo” e mude a fita – é importante que você se “desvicie” do ritmo de pós-edital e volte ao ritmo de longo prazo, para adentrar novamente em um ritmo de estudos sustentável a longo prazo.

Acredite: ser reprovado em um concurso público é normal e faz parte da trajetória do concurseiro. Isso não torna a experiência menos dolorosa, mas refletir sobre a situação de forma mais objetiva e prática pode te ajudar a lidar com isso de forma construtiva.

Lembre-se: seja paciente com sigo mesmo e com esse “retomar”! É natural demorar um pouco a pegar o ritmo e retomar a motivação, mas siga firme, na lógica “um é mais que zero”. Logo você estará bem novamente, melhor e mais preparado que antes!

Por fim, se quiser saber mais sobre este assunto, confira também este vídeo aqui do meu canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MzEezSdrvLU

Estou torcendo por você!

Compartilhe esse artigo

Picture of Sobre a autora

Sobre a autora

Aprovada nos concursos de Auditor Fiscal Estadual de Santa Catarina (7º Lugar), Auditor Fiscal Estadual de Goiás (23º lugar), Consultor Legislativo (4º lugar), Agente da Polícia Federal (em 2021).

Especialista em preparação para concursos públicos, técnicas de aprendizagem acelerada e estudos de alto rendimento.

Assine nossa Newsletter

Melhore seu desempenho em provas e concursos com dicas direto no seu email

Conheça nosso podcast

newsletter

Mantenha-se atualizado com
dicas direto no seu e-mail

Ao prosseguir, concordo com os Termos de Uso e reconheço que li as Políticas de Privacidade.

Contato por WhatsApp