Durante a preparação para concursos, é impossível fugir dos materiais em texto. Todo concurseiro, uma hora ou outra, vai ter que passar horas concentrado na leitura de algum material escrito, seja ele um livro, um curso em PDF, um resumo, a lei seca ou até uma combinação de todos esses.
Mas como manter o foco e aproveitar ao máximo essas horas de leitura?
Pensando justamente na dificuldade que é conseguir ficar focado no material escrito por muito tempo e na importância de melhorar a compreensão do conteúdo lido, reuni cinco passos que vão te ajudar a evitar distrações, concentrar-se melhor no texto e compreender o conteúdo de forma mais eficaz:
1. Escolha um ambiente adequado para leitura
Apesar dessa dica parecer um pouco óbvia, muita gente ainda continua errando neste ponto, então vale a pena o reforço: o ambiente de leitura deve ser livre de distrações.
Quando nos dipersamos por causa de um barulho, podemos levar até 17 minutos para voltar ao estado de concentração anterior, ou seja, dependendo do tempo disponível para estudo, a sua sessão de leitura pode ficar muito prejudicada.
Mesmo que não seja possível controlar totalmente os barulhos do ambiente, é sim possível reduzir significativamente a interferência deles. Experimente, então, usar fones/tampões de ouvido ou colocar sons ambientes que abafem os ruídos externos, tais como barulho de chuva, lareira, rio, mar, etc.
Além disso, retirar do seu campo de visão coisas mais interessantes que o estudo vai evitar pausas não planjeadas e ajudar muito na sua concentração!
Nosso cerébro funciona de forma comparativa, logo é muito mais difícil focar no estudo quando algo que consideramos mais interessante está a um simples alcance. Quem não ficaria tentado a dar aquela conferida no celular quando ele está bem ao lado do material a ser lido?
2. Estabeleça objetivos claros para cada sessão de estudo
Aguçar a sua curiosidade sobre o conteúdo a ser estudado, antes mesmo de começar a leitura, é uma boa estratégia para uma leitura mais ativa e concentrada. E isso pode ser feito de diversas maneiras.
Em primeiro lugar, experimente dar uma rápida olhada no tópico a ser estudado e identificar nomes que são estranhos à você e, caso eles existam, tente imaginar o que pode ser aquele item. Com certeza perguntas irão surgir na sua cabeça e, na hora da leitura, você automaticamente terá mais interesse, pois estará tentando compreender estas questões.
Você pode fazer isso a partir do índice constante no próprio material ou através de um outro material já pronto que esquematize o assunto, por exemplo, os Mapas da Lulu. Os Mapas da Lulu são mapas mentais já prontos que te permitem perceber, de imediato, o núcleo do conteúdo que vai ser ensinado. Dessa forma, quando você for partir para a leitura do texto escrito, que é mais denso e extenso, ao invés de se sentir completamente perdido, você já vai ter algumas questões em mente a serem respondidas, o que certamente te ajudará a manter-se engajado.
Ademais, outra opção é tentar responder algumas questões sobre o tema (geralmente o próprio material já traz questões ao final de cada aula). A mera tentativa de resposta das questões já é suficiente para atiçar a sua curiosidade sobre qual seria a resposta correta, o que inclusive também acarreta em uma leitura mais direcionada. Aqui, apenas umas cinco questões aproximadamente já são suficientes.
3. Faça intervalos regulares entre uma sessão e outra
É muito comum que a vontade de avançar e render o máximo possível no tempo disponível faça com que você caia no erro de ficar horas direto em uma mesma sessão. O problema é que nosso cerébro vai perdendo a concentração com o tempo.
Assim, para conseguir evitar tais períodos de baixa na concentração (ou que eles perdurem por muito tempo), o ideal é que você faça uma pausa de 10 minutos a cada 1 hora de estudo. É o tempo de você se levantar, fazer um alongamento, ir ao banheiro ou fazer um lanche rápido.
4. Faça marcações e anotações durante a leitura
Interagir com o material permite uma leitura ativa, que te faz raciocinar em cima das informações que estão sendo lidas. Isso te faz compreender melhor o conteúdo e ajuda na retenção das informações. Em contrapartida, fuja da leitura passiva e automatizada.
Para isso, você pode grifar o material, buscar palavras-chave, ilustrar conceitos, utilizar fluxogramas, tabelas. Os recursos são diversos.
5. Use técnicas/exercícios de visualização
As técnicas de visualização buscam transformar o conteúdo abstrato em algo mais concreto e significativo.
Assim que você terminar a leitura, antes de continuar a sessão, feche os olhos e tente explicar para si próprio o que você acabou de ler. Tente se lembrar dos principais tópicos e de quais foram as perguntas que você aprendeu a responder. Isso vai te ajudar a perceber o que foi extraído daquela leitura e a fixar melhor o conteúdo lido.
Outra estratégia é: use sua imaginação e traga mais emoção para o estudo! Você pode criar pequenas ficções com as situações que você acabou de ler. Esse exercício emocional vai dar sentido as informações que estão sendo lidas, tornando-as mais memoráveis.
Por exemplo, imagine que você está estudando regime disciplinar dos servidores públicos federais. Nesse contexto, se coloque dentro da situação: se você fosse um servidor público federal e tivesse que responder a um Processo Administrativo Disciplinar – PAD, quais seriam as fases desse processo? Como você se sentiria em cada uma delas? Sinta a tensão de cada etapa e os desafios envolvidos!
Não desista!
Em síntese, lembre-se que leitura é prática. Ela não é uma habilidade nata do ser humano (ninguém nasce sabendo ler), mas sim uma competência que vai sendo desenvolvida e melhorada com o tempo. Então, ler sempre vai te ajudar a ler melhor.
Para praticar a leitura, tente também incluir esse hábito no seu dia a dia além dos estudos, como um lazer. Leia livros que te atraiam e faça com que a leitura seja uma atividade prazerosa. Ler também pode ser gostoso!
Gostou dessas sugestões? No meu canal (@LauraAmorim) você encontra muito mais estratégias de estudo (que realmente funcionam) para aplicar no dia a dia. Não deixe de conferir!
Até a próxima!