Quantas Disciplinas Estudar Por Dia?

Laura Amorim
por Laura Amorim19 de maio de 2022

A maioria dos concurseiros já se perguntou quantas disciplinas deve estudar por dia – e é possível que você também tenha essa dúvida. Afinal, dúvidas relacionadas a cronogramas e ciclos de estudos estão entre as mais comuns quando tratamos da preparação para concursos.

Esta pode parecer uma questão relacionada apenas à organização de horários, certo? Porém, a verdade é que a quantidade de matérias que você estuda no dia influencia diretamente na memorização dos conteúdos!

Por isso, vou te explicar alguns princípios do nosso processo de aprendizagem e, a partir disso, você saberá quais diretrizes deve seguir na hora elaborar seu ciclo de estudos.

Repetição espaçada

O primeiro princípio da aprendizagem que quero que você compreenda é o da repetição espaçada. Esse elemento rege o aprendizado de longo prazo, que deve ser consolidado ao longo do tempo e que envolve muitos assuntos.

Esse tipo de aprendizado é o oposto do chamado “intensivo“ – aquele das escolas tradicionais e da faculdade.

A repetição espaçada sugere o estudo espaçado e fracionado ao logo do tempo. A ideia é que, ao invés de estudar a mesma disciplina por muitas horas ao longo de um dia na semana, você estude-a por apenas uma hora, mas durante vários dias – como acontece nas revisões.

Isso porque, ao estudar de forma intensiva, você não tem tempo de assentar o que foi aprendido e aciona apenas a sua memória de curto prazo. Por outro lado, no estudo espaçado, há um período maior de consolidação do conteúdo. Seu cérebro tem tempo de processar aquele conteúdo e confirmá-lo várias vezes. Desse modo, o conteúdo estudado passa para a memória de longo prazo – o que é o ideal na preparação para concursos.

Intercalação de tópicos

Nosso cérebro precisa de estímulos constantes para que possa manter a atenção e, assim, o aprendizado. Muitas vezes, não estamos cansados de estudar, mas estamos saturados de um assunto em específico. Por isso, é importante montar uma rotina de estudos dinâmica, com intercalação de conteúdos, que continue estimulando nosso cérebro a manter a concentração.

Eu sei que, dessa forma, parece que avançamos nas matérias mais lentamente; porém, na verdade, o avanço é semelhante ao da prática intensiva – mas com muito mas qualidade.

Quantas disciplinas estudar por dia?

A partir dos princípios da aprendizagem que agora você conhece, chegou a hora de respondermos à pergunta: afinal, quantas disciplinas estudar por dia?

A resposta não poderia ser outra: estude o número de horas que tiver disponíveis por dia, uma disciplina por hora, com intervalos de 10 minutos a cada sessão de estudos. Assim, se você tem 04 horas de estudos em tal dia, por exemplo, estude 04 disciplinas. 05 horas? 05 disciplinas, e por aí vai.

Além de trazer maior dinâmica ao estudo, essa divisão te força a permanecer focado e não se distrair – do contrário, o tempo acabará e você não avançará.

Não pense que 01 hora por dia para estudar uma disciplina é pouco: a vida inteira, no colégio, estudamos assim, não é mesmo? Na minha escola, as aulas não passavam de 50 minutos, e todos aprendemos todas as disciplinas!

Uma orientação extra: busque ao máximo intercalar matérias bem diferentes. Isso intensifica a mudança e força seu cérebro de forma positiva. Estude em sequência, por exemplo, Direito Constitucional, Contabilidade, Auditoria e depois Tributário. Estudar Direito Administrativo seguido de Constitucional? Não é o ideal, pois são matérias bem semelhantes.

Portanto, para montar a su rotina diária de estudos, avalie o tempo que você reservou para esta atividade, quantas matérias seu edital prevê e quanto tempo falta até sua prova. A partir disso, procure fazer sessões de estudos mais curtas e intercale disciplinas bem diferentes. Deste modo, você não se cansara e assimilará bem os conteúdos!

E se você quiser saber mais sobre como montar o seu ciclo de estudos, acompanhe meu vídeo Como Montar o Seu Ciclo de Estudos, clicando aqui.


Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

5 comentário para para “Quantas Disciplinas Estudar Por Dia?”

  1. Michele Tavares disse:

    Obrigada pelas dicas. Amei. 😚

  2. Wanessa Ramos Cordeiro disse:

    Muito importante o seu papel na vida de pessoas que estão vivenciando esse universo dos concursos, obrigada por sua mega contribuição!

  3. Isaías Francisco disse:

    Gostei muito do que li. PARABÉNS!!!

  4. sistcom sistema comercial disse:

    Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

  5. design de unhas disse:

    Parabéns pelo trabalho!

    Desejo-lhes sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer melhorar seu desempenho em provas e concursos?

Assine nossa newsletter e receba minhas dicas!