Pare de se distrair nos estudos em 6 passos!

Picture of Laura Amorim

Laura Amorim

Pare de se distrair nos estudos e melhore sua memorização dos conteúdos!

A distração nos estudos pode ser mais prejudicial para os seus resultados do que você imagina. Isso porque, para memorizarmos algo efetivamente, é preciso que estejamos concentrados e atentos ao conteúdo que estamos tentando aprender. A atenção pode ser entendida como gasolina da memória – sem ela, a memorização não consegue caminhar. 

Porém, nossa atenção e concentração são, naturalmente, difusas. A dispersão é um mecanismo de sobrevivência, é nosso estado natural, que permitiu que nos defendêssemos de ameaças e predadores durante nosso estado evolutivo. Por isso, focar em uma tarefa única é algo contra intuitivo que precisa ser praticado.

As distrações custam caro não apenas em termos de tempo, mas de concentração. Estima-se que uma pessoa leve 20 minutos para retornar ao seu estado de concentração anterior após ser interrompido no meio de uma tarefa. Por isso, se blindar das distrações durante os estudos é essencial para que você esteja no auge do seu foco e atenção e consiga, assim, memorizar devidamente os conteúdos.

Mas é possível treinar a concentração?

Sim! Treinar a concentração é perfeitamente possível. Aliás, este é um dos caminhos para a mudança plástica no cérebro – a chamada neuroplasticidade – que nos torna mais inteligentes e aumenta nossas chances de êxito em um concurso público.

Por isso, vou compartilhar com você 6 passos que você pare de e distrair nos estudos:

1. Construa o hábito de leitura

A verdade é que, se você não consegue ficar 1 hora lendo um livro que você gosta e escolheu, é muito difícil que você consiga passar 3 horas seguidas estudando uma matéria para concurso, certo? Por isso, o primeiro exercício para treinar a concentração é a leitura. Ler é uma atividade pouco estimulante que exige foco e disciplina. Por isso, leia livros de literatura de sua escolha e pratique esse hábito com frequência, como uma espécie de treino para os estudos.

2. Evite o uso de redes sociais no intervalo entre os estudos

O uso excessivo e desatento das redes sociais exige uma enorme quantidade de tomadas de decisão. Afinal, a todo momento é preciso optar por se manter no vídeo/foto que está no seu feed ou passar para um próximo, mais interessante. Essa repetição de escolhas no intervalo entre os estudos cansa ainda mais o seu cérebro, impedindo que você descanse e se prepare com qualidade para encarar as próximas disciplinas.

3. Organize seu ambiente de estudos e limpe o campo visual

A todo momento, nosso cérebro está comparando as opções que temos disponíveis, sempre buscando a mais interessante e recompensante. Por isso, quando organizar sua mesa de estudos, dê menos opções para o seu cérebro se distrair. Tire seu celular de vista e mantenha o ambiente mais clean e minimalista possível, para reduzir ao máximo a sua distração.

4. Dress for success

Suas roupas podem mudar a forma com que você se sente e se postar em uma determinada ocasião. Assim, quando for estudar, informe para o seu cérebro, por meio das suas roupas, que o estudo é  importante. Troque o pijama por uma roupa confortável mas minimamente arrumada, que convença seu cérebro de que você está ali para cumprir uma atividade séria, que merece atenção.

5. Aqueça seu cérebro para os estudos

Antes de começar uma bateria de estudos, faça o seguinte aquecimento: primeiramente, tome um banho relaxante, que acalme seus ânimos (mas sem dormir, einh?). Em seguida, observe uma fotografia, obra de arte ou paisagem por 5 minutos. Essa uma atividade te fará se centrar e focar em detalhes. Então, respire fundo 10x.

6. Estude de forma direcionada

Antes de encarar um assunto novo, veja questões sobre o assunto e questione o conteúdo apresentado. Esses questionamentos elevarão seu nível de curiosidade e te levarão a prestar mais atenção no material e a fazer uma leitura mais direcionada dos assuntos.

Quer saber mais sobre como combater a distração? Confira este vídeo no meu canal no YouTube:

Bons estudos!

Compartilhe esse artigo

Picture of Sobre a autora

Sobre a autora

Aprovada nos concursos de Auditor Fiscal Estadual de Santa Catarina (7º Lugar), Auditor Fiscal Estadual de Goiás (23º lugar), Consultor Legislativo (4º lugar), Agente da Polícia Federal (em 2021).

Especialista em preparação para concursos públicos, técnicas de aprendizagem acelerada e estudos de alto rendimento.

Assine nossa Newsletter

Melhore seu desempenho em provas e concursos com dicas direto no seu email

Conheça nosso podcast

Post relacionados

newsletter

Mantenha-se atualizado com
dicas direto no seu e-mail

Ao prosseguir, concordo com os Termos de Uso e reconheço que li as Políticas de Privacidade.

Contato por WhatsApp