Não dá pra negar: ser reprovado em um concurso público é um grande “balde de água fria” na jornada de um concurseiro, principalmente na de quem já investiu bastante tempo e esforço na sua preparação. Mas a verdade é que lidar com uma reprovação em concursos públicos não deveria ser tão difícil assim. Estatisticamente, o mais esperado é que colecionemos algumas reprovações durante a busca pelo tão sonhado cargo público. Ser reprovado faz parte do processo e nada diz a respeito da sua capacidade, inteligência ou das chances que você tem de passar em concursos posteriores.
No entanto, uma reprovação pode sim nos desmotivar. É preciso saber lidar com esse percalço e seguir em frente sem ouvirmos o nosso sabotador interno – aquela vozinha inconveniente que insiste em nos dizer para desistir.
Por isso, vou compartilhar 5 passos para que você consiga reverter essa situação de forma leve e transformá-la em uma publicação com seu nome no Diário Oficial!
Passo 1: não dê ouvidos aos discursos derrotistas
Se você foi reprovado em um concurso público, o primeiro passo é: não dê ouvidos a discursos derrotistas ou desanimadores – nem no dos outros, nem no seu próprio. Não preste atenção naqueles que te desmotivarem e disserem que as aprovações nos concursos são “cartas marcadas” ou que é mesmo “impossível” ser aprovado. Do mesmo modo, não fique se batendo ou se martirizando e encare a situação de forma objetiva e menos pessoal.
Passo 2: após um mal resultado, descanse – mas não desista
Após uma prova difícil ou um mau resultado, sugiro descansar por alguns dias, para esfriar a cabeça. Algo entre três dias e uma semana, a depender do seu cansaço e da sua situação (se há outro edital aberto, por exemplo).
Passado esse período de luto, está na hora de voltar aos estudos e ressignificar para esse resultado! O mais importante agora é que você sugue ao máximo tudo o que puder dessa experiência para que as próximas provas sejam diferentes. Costumo dizer que essa é sua oportunidade de fazer a os ajustes necessários para chegar cada vez mais próximo da aprovação. Aprenda com seus erros!
Passo 3: mapeie seus erros
Analise a sua preparação até então e anote tudo o que deu errado e te estressou nos momentos que antecederam a prova. Você ficou muito ansioso? Saiu de casa atrasado? Esqueceu a água ou o lanche? Perdeu seu documento? Levou a caneta errada? Em seguida, anote ao lado o que você fará na próxima vez para que nada disso aconteça novamente.
Passo 4: analise sua estratégia de prova
Além disso, reveja também a sua estratégia de prova: o tempo de prova foi suficiente? Você conseguiu chegar às questões de maior peso? Ou fez as de menor peso primeiro? Ficou preso em questões difíceis e não teve tempo de fazer as fáceis? Em seguida, repense a sua estratégia e reflita sobre como você fará a prova na próxima vez.
Passo 5: estude seu caderno de prova
Guarde o caderno de prova e confira o que errou! Aprofunde-se em cada um dos erros que cometeu: você errou assuntos que sabia? Caiu em pegadinhas? O que falhou na sua preparação? Suas revisões estavam em dia? É necessário mudar sua técnica de estudo? Como melhorar isso?
Passo 6: trace um plano
Agora, com todas as informações dos pontos anteriores, trace um plano: o que fazer daqui para frente? Defina o seu “próximo alvo” e mude a fita – é importante que você se “desvicie” do ritmo de pós-edital e volte ao ritmo de longo prazo, para adentrar novamente em um ritmo de estudos sustentável a longo prazo.
Acredite: ser reprovado em um concurso público é normal e faz parte da trajetória do concurseiro. Isso não torna a experiência menos dolorosa, mas refletir sobre a situação de forma mais objetiva e prática pode te ajudar a lidar com isso de forma construtiva.
Lembre-se: seja paciente com sigo mesmo e com esse “retomar”! É natural demorar um pouco a pegar o ritmo e retomar a motivação, mas siga firme, na lógica “um é mais que zero”. Logo você estará bem novamente, melhor e mais preparado que antes!
Por fim, se quiser saber mais sobre este assunto, confira também este vídeo aqui do meu canal no YouTube:
Estou torcendo por você!