Como revisar por Mapas Mentais para a OAB

Laura Amorim
por Laura Amorim08 de setembro de 2021

Como (e por que) revisar por Mapas Mentais para a OAB e conquistar a aprovação?

Se você quer sabe porque e como revisar por Mapas Mentais pode te levar à aprovação no seu Exame de Ordem, irei te ensinar quatro formas de usar essa ferramenta para vencer os desafios da preparação para a OAB e conquistar sua aprovação.

O Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é tido como uma das provas mais árduas e desafiadoras do país. Realizado três vezes ao ano, o Exame é requisito essencial para a solicitação de registro nos quadros da advocacia brasileira, conforme o artigo 8º, IV, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994). Ou seja: para se tornar um advogado, não basta se formar na faculdade de Direito. É preciso ser aprovado na prova da OAB –  como o Exame é popularmente conhecido.

Por meio desta prova, o bacharel em Direito ou aluno matriculado nos últimos dois semestres ou último ano do curso de Direito deve demonstrar que possui capacitação, práticas e conhecimentos necessários ao exercício da advocacia.

Os baixos índices de aprovação na prova da OAB podem ser intimidadores para os candidatos: no XXXII Exame de Ordem, apenas 18,74% dos candidatos foram aprovados.

Além disso, da II à XXIX edições da prova, apenas 61,26% foram aprovadas. 

Para serem aprovados, foram necessárias até três tentativas para cerca de 75% examinados na segunda fase. Apenas 40% do total de aprovados conquista a aprovação na primeira tentativa (tudo conforme levantamentos estatísticos do Conselho Federal da OAB).

Mas por que a prova da OAB é tão difícil?

A dificuldade na prova da OAB está, dentre outros fatores, na gama de assuntos que podem ser cobrados em ambas as etapas de avaliação. A primeira etapa do Exame consiste em uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas. Não são permitidas consultas. Essa etapa abrange disciplinas obrigatórias do curso de Direito, como Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Tributário e diversas outras, totalizando 17 disciplinas.

Por sua vez, a segunda fase da OAB é a aplicação da prova prático-profissional, que consiste na redação de uma peça e em quatro questões discursivas. Nesta fase, o candidato pode escolher a área jurídica da sua prova, dentre sete opções: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

Assim, lembrar tantos assuntos, leis, súmulas, jurisprudências, regras e exceções, representa um grande desafio para o candidato que quer exercer a advocacia. 

É aqui que entra a relevância dos Mapas Mentais. Ao saber como revisar por Mapas Mentais para a OAB, você conseguirá absorver e memorizar melhor os conteúdos. Assim, você irá aumentar significativamente suas chances de chegar preparado para acertar as questões do seu Exame.

O que são Mapas Mentais?

Antes de mais nada, devemos partir do início: o que são Mapas Mentais? Os Mapas Mentais são um sistema de conexões que parte de um tema central, capaz de otimizar a memorização e a organização do conteúdo ao proporcionar uma melhor visualização da informação. De forma mais simples, um Mapa Mental pode ser simbolizado por uma árvore: o tronco é o conteúdo principal e os galhos são os assuntos diretamente ligados a ele, que serão desenvolvidos.

O objetivo dos Mapas Mentais é acelerar o processo de aprendizagem, exibindo os assuntos de forma organizada e inteligível, e evitar que você se esqueça dos conteúdos já estudados. Isso porque os Mapas possibilitam revisões mais rápidas, frequentes e assertivas.

Mas não se engane: Mapa Mental é, sobretudo, técnica. Por isso, os Mapas Mentais para concursos devem abordar os temas com clareza, principalmente quando forem direcionados a uma terceira pessoa. Ela precisa bater o olho e entender cada ponto, tópico e conseguir encaixar tudo isso em um contexto geral. Esta é justamente a proposta dos Mapas da Lulu: com estes Mapas Mentais, que são os melhores para concursos públicos, você conseguirá estudar e revisar a matéria para a sua prova de forma ágil e direcionada, assimilando de verdade a matéria.

Já viu que é uma ferramenta poderosíssima, né? Por isso, siga estes quatro passos para saber como revisar para a OAB por Mapas Mentais e reforce a sua preparação para o Exame.

Como revisar para a OAB por Mapas Mentais

Passo #1: Foque nas palavras-chave

As palavras-chave são elementos muito importantes nas questões elaboradas pela FGV no Exame de Ordem. Termos como “exceto”, “inclusive”, “apenas”, “nunca”, “sempre”, “revogar”, “anular”, o nome das peças processuais, dentre diversos outros, são centrais em várias perguntas e alternativas do Exame, e sabê-las pode ser o diferencial para sua aprovação. Por isso, ao estudar para a OAB, dê uma especial atenção a elas, grifando-as e destacando-as.

Como você pode ver aqui nos meus Mapas Mentais de Direito Penal, eu me preocupei em enfatizar e destacar as palavras mais importantes relacionadas a cada assunto. Quando for estudar com os Mapas Mentais, grife-as novamente!

#2: Use mnemônicos

A memorização mnemônica é uma técnica de memorização baseada na associação daquilo que precisa ser lembrado com alguma outra coisa de mais fácil memorização.

No Direito Constitucional, por exemplo, um dos mnemônicos mais famosos é o “SoCiDiVaPlu”: são os Fundamentos da República Federativa do Brasil.

Mnemônico: SoCiDiVaPlu

So — soberania

Ci — cidadania

Di — dignidade da pessoa humana

Va — valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

Plu — pluralismo político 

Essa é uma técnica que realmente funciona e que eu usei muito nos Mapas da Lulu para a OAB, como você pode ver nos Mapas Mentais de Direito Constitucional:

No entanto, quando você se deparar com mnemônicos durante suas revisões, não basta você simplesmente lê-los e passar para o próximo tópico! Sempre que vejo um mnemônico, eu o reescrevo ao lado e desenvolva a ideia a ser lembrada (e não apenas as “siglas”). Assim, durante a prova, o significado estará fresco na sua memória.

#3: Não ignore os números (datas, quóruns, percentuais, valores…)

Lembre-se: revisar não é só ler. Muita gente apenas folheia o material de revisão e lê rapidamente números, datas, valores, sem se ater a estas informações. Não faça isso! 

No Exame de Ordem, é possível que as questões cobrem “decorebas” que tratem de prazos, quóruns e outros valores numéricos. Então, é importante dar atenção a isso, principalmente naquelas revisões de véspera de prova.

Você pode ver aqui um exemplo de número ao qual precisa prestar atenção: os prazos prescricionais no Direito Penal.

Então, quando houver algum número nos seus Mapas da Lulu, marque-o no seu Mapa e busque passar por esta informação diversas vezes.

#4: Estudo ativo com tabelas 

Este é um dos recursos mais frequentes nos Mapas da Lulu. Quando se deparar com uma tabela nos seus Mapas Mentais, como no caso dos crimes de racismo, tráfico, terrorismo e tortura, grupos armados (que tem características que podem ser confundidas, como inafiançável com imprescritível ou com insuscetível de graça), tente reconstruí-las sem colar!

Pode ser no próprio material, em um post-it ou folha de rascunho. Aqui está um outro exemplo em que se pode aplicar esta técnica de estudo ativo: as tabelas dos Mapas Mentais de Obrigações, um tema de Direito Civil.

São esses exercícios que transformam sua revisão em algo realmente útil. Não adianta deixar passar tudo batido!

Mapas da Lulu: Mapas Mentais para a OAB

Os Mapas da Lulu estão aqui para que você tenha todos os benefícios de estudar e revisar por Mapas Mentais, sem ter que investir seu tempo de preparação na elaboração do seu próprio material.

O Combo de Mapas Mentais para OAB possui 679 das disciplinas centrais das duas fases do Exame. Com eles, você poderá estudar o conteúdo de forma direta e eficiente, absorvendo de verdade o que estudou. Além disso, você não precisará se preocupar mais com as (frequentes) atualizações legislativas que são cobradas na prova. Isso porque os Mapas são atualizados regularmente, e você receberá gratuitamente todas as atualizações dos seus Mapas da Lulu para a OAB por 12 meses após a compra.

Ficou interessado em usar essa superferramenta para conquistar a sua aprovação? Para acessar todas as informações sobre o Combo OAB, é só clicar aqui.

Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer melhorar seu desempenho em provas e concursos?

Assine nossa newsletter e receba minhas dicas!