Como estudar mais e melhor

Laura Amorim
por Laura Amorim27 de setembro de 2021

Como estudar mais e melhor e fazer seus estudos renderem?

No início da preparação, estudar 3 ou mais horas seguidas e aprender de fato a matéria pode parecer impossível. Muitos concurseiros passam horas a fio sentados em frente aos PDFs, Mapas Mentais e videoaulas, tentando se concentrar. Porém, ao final do dia, percebem que não evoluíram nos estudos ou não absorveram o conteúdo.

Por isso, vou te ensinar 5 passos para que você consiga aumentar sua carga-horária e tirar o maior proveito possível de seu tempo e esforço durante a preparação.

Passo 1: Para estudar mais, treine!

Estudar por muitas horas é questão de treino. Assim como você pode se fortalecer fisicamente e melhorar seu condicionamento, é preciso treinar o seu foco e concentração para estudar. Desse modo, com tempo e dedicação, você irá melhorar sua capacidade de estudar mais e melhor. Mantenha a constância nos estudos, e os resultados virão.

Passo 2: Identifique e elimine todas as distrações.

Fatores como barulhos externos, a presença de outras pessoas ao redor e, claro, os celulares, podem acabar com sua concentração. Na hora dos estudos, é preciso ter foco total! Assim, elimine as distrações.

Passo 3: Acostume-se ao silêncio.

A todo momento, estamos expostos a milhares de estímulos que nos fornecem recompensas prazerosas e imediatas – o ambiente das redes sociais é o maior exemplo disso.

Você passa o dia todo superestimulando o seu cérebro se está sempre ouvindo músicas, sempre na Netflix, etc.

Contudo, na preparação para concursos, a lógica é outra: além de não oferecer nenhum superestímulo, a recompensa dos estudos está longe de ser imediata. Por isso, acostume-se ao silêncio, para que o momento de estudos em silêncio cause menos estranhamento e seja menos difícil para você.

Passo 4: Leia por prazer.

Não deixe que seu único contato com a leitura seja durante os estudos. Leia também por prazer. Isso, no mínimo, irá aumentar bastante sua velocidade de leitura.

Passo 5: Faça sessões menores de estudo.

O “combustível do cérebro”, que o abastece ao longo dos estudos, normalmente acaba após 40 minutos de concentração contínua. Assim, após esse período, você tende a se distrair com mais facilidade.

Por isso, divida seu estudo em sessões e faça pausas entre elas. Eu sempre gostei de estudar por uma hora e pausar dez minutos. Aproveite os intervalos para levantar, se alongar, beber água e ir ao banheiro.

Passo 6: Alterne disciplinas bem diferentes.

No seu ciclo de estudos, alterne disciplinas que sejam bem diferentes entre si. Se você estudar Direito Constitucional e Direito Administrativo em sequência, por exemplo, seu cérebro irá se sentir mais cansado, por não receber estímulos muito diferentes. Experimente alternar matérias como Direito Penal e Contabilidade, ou Direito Administrativo e Raciocínio Lógico, por exemplo.

Como estudar mais e melhor: colocando em prática.

Chegou a sua vez de inserir estes passos à sua rotina!

Aplique estas práticas aos poucos e se esforce ativamente para cumpri-las. No começo, se livrar das distrações ou ler por prazer, por exemplo, pode parecer desafiador ou não trazer tanto resultado. Contudo, investir seu esforço na qualidade e quantidade do seu estudo pode ser o que faltava para transformar seus resultados. 

Se quiser saber mais sobre como estudar melhor e fazer seus estudos renderem mais, se inscreva no meu canal do YouTube e confira este vídeo:

Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

2 comentário para para “Como estudar mais e melhor”

  1. Everson Vieira disse:

    Maravilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer melhorar seu desempenho em provas e concursos?

Assine nossa newsletter e receba minhas dicas!