Por que Devo Controlar Minhas Horas de Estudo

Picture of Laura Amorim

Laura Amorim

O tempo é um dos recursos mais preciosos do concurseiro. Por isso, devemos organizá-lo com estratégia e utilizá-lo da melhor forma possível. 

Claro que qualidade de estudo é muito mais importante do que a quantidade de horas. Quem estuda 6hs por dia pode se sair pior em uma prova do que quem estuda 3hs, a depender do método de estudo empregado, do material utilizado, da concentração durante o estudo, e por aí vai. 

No entanto, ainda assim, o tempo é um bom indicador e guia dos estudos. Eu usava o meu controle do tempo para balancear minha distribuição de matérias pelo dia, marcar metas, entre outras funções. 

Há varias formas de você usar a contabilização do tempo a seu favor! Vou elencar algumas abaixo, para que você aprenda a gerenciar esse ativo da melhor forma para você.

Como usar o tempo a seu favor:

Primeiramente, controle as suas horas de estudo líquidas – aquelas em que você está efetivamente estudando. Se eu não marcasse as horas, provavelmente teria dificuldade em dividi-las pelas disciplinas e seguiria me enganando (como fiz no início dos estudos), achando que estudava 10hs por dia (“das 8:00 às 18:00”), quando, na verdade, não fazia nem 5hs líquidas de estudo. 

Para controlar e organizar melhor meus estudos, eu usei o aplicativo Aprovado (funciona como um cronômetro e ele conta, por matéria, o tempo estudado). É bem legal porque, com ele, podemos visualizar, por meio de gráficos e tabelas, como estamos distribuindo nosso tempo de estudo, se estamos cumprindo as metas propostas e realmente distribuindo bem nosso tempo entre as disciplinas ou não. 

Tome cuidado pra não se enganar como eu fiz no início da minha preparação! Ao marcar o tempo de estudo, lembre-se de não marcar o tempo gasto indo ao banheiro, respondendo Whatsapp, mexendo no Instagram, lanchando… Contabilize apenas as horas líquidas.

Se não, você não terá uma noção real do tempo usado em cada matéria, nem do tempo que está realmente empregando nos seus estudos. 

Além disso, nunca transforme o tempo em seu inimigo. Se for marcar as horas de estudo, use isso a seu favor, para se organizar e se motivar. Nada de ficar se martirizando quando não conseguir bater as metas ou porque não conseguiu estudar o mesmo tanto de horas que fulano ou ciclano!

Uma dica final:

Aproveitando, vou deixar uma dica: DESENCANE das horas no relógio. Se são 13:49, não espere 14hs pra começar! Se são 17:14, não espere 17:30! Nessa brincadeira, você perde horas nos seus dias com enrolação sem perceber. Não seja escravo do relógio.

Toda hora é hora!

Use o tempo como seu aliado e se planeje para aproveitar esse ativo da melhor forma para você.

Compartilhe esse artigo

Picture of Sobre a autora

Sobre a autora

Aprovada nos concursos de Auditor Fiscal Estadual de Santa Catarina (7º Lugar), Auditor Fiscal Estadual de Goiás (23º lugar), Consultor Legislativo (4º lugar), Agente da Polícia Federal (em 2021).

Especialista em preparação para concursos públicos, técnicas de aprendizagem acelerada e estudos de alto rendimento.

Assine nossa Newsletter

Melhore seu desempenho em provas e concursos com dicas direto no seu email

Conheça nosso podcast

Post relacionados

newsletter

Mantenha-se atualizado com
dicas direto no seu e-mail

Ao prosseguir, concordo com os Termos de Uso e reconheço que li as Políticas de Privacidade.

Contato por WhatsApp