Por que Devo Controlar Minhas Horas de Estudo

Laura Amorim
por Laura Amorim05 de junho de 2020

O tempo é um dos recursos mais preciosos do concurseiro. Por isso, devemos organizá-lo com estratégia e utilizá-lo da melhor forma possível. 

Claro que qualidade de estudo é muito mais importante do que a quantidade de horas. Quem estuda 6hs por dia pode se sair pior em uma prova do que quem estuda 3hs, a depender do método de estudo empregado, do material utilizado, da concentração durante o estudo, e por aí vai. 

No entanto, ainda assim, o tempo é um bom indicador e guia dos estudos. Eu usava o meu controle do tempo para balancear minha distribuição de matérias pelo dia, marcar metas, entre outras funções. 

Há varias formas de você usar a contabilização do tempo a seu favor! Vou elencar algumas abaixo, para que você aprenda a gerenciar esse ativo da melhor forma para você.

Como usar o tempo a seu favor:

Primeiramente, controle as suas horas de estudo líquidas – aquelas em que você está efetivamente estudando. Se eu não marcasse as horas, provavelmente teria dificuldade em dividi-las pelas disciplinas e seguiria me enganando (como fiz no início dos estudos), achando que estudava 10hs por dia (“das 8:00 às 18:00”), quando, na verdade, não fazia nem 5hs líquidas de estudo. 

Para controlar e organizar melhor meus estudos, eu usei o aplicativo Aprovado (funciona como um cronômetro e ele conta, por matéria, o tempo estudado). É bem legal porque, com ele, podemos visualizar, por meio de gráficos e tabelas, como estamos distribuindo nosso tempo de estudo, se estamos cumprindo as metas propostas e realmente distribuindo bem nosso tempo entre as disciplinas ou não. 

Tome cuidado pra não se enganar como eu fiz no início da minha preparação! Ao marcar o tempo de estudo, lembre-se de não marcar o tempo gasto indo ao banheiro, respondendo Whatsapp, mexendo no Instagram, lanchando… Contabilize apenas as horas líquidas.

Se não, você não terá uma noção real do tempo usado em cada matéria, nem do tempo que está realmente empregando nos seus estudos. 

Além disso, nunca transforme o tempo em seu inimigo. Se for marcar as horas de estudo, use isso a seu favor, para se organizar e se motivar. Nada de ficar se martirizando quando não conseguir bater as metas ou porque não conseguiu estudar o mesmo tanto de horas que fulano ou ciclano!

Uma dica final:

Aproveitando, vou deixar uma dica: DESENCANE das horas no relógio. Se são 13:49, não espere 14hs pra começar! Se são 17:14, não espere 17:30! Nessa brincadeira, você perde horas nos seus dias com enrolação sem perceber. Não seja escravo do relógio.

Toda hora é hora!

Use o tempo como seu aliado e se planeje para aproveitar esse ativo da melhor forma para você.

Gostou? Compartilhe!

5 comentário para para “Por que Devo Controlar Minhas Horas de Estudo”

  1. Evelyn Gonzaga disse:

    Contabilizar as horas líquidas foi um choque de realidade pra mim. Como você mesma relatou, nos iludimos achando que estudamos x horas, qdo na verdade fizemos menos da metade…hehe É uma realidade cruel, mas necessária para nossa evolução. Super bj

  2. Matheus Juliano disse:

    Boa noite. Admiro e aprendo muito com todos os e-mails recebidos de você. Aliás, você é linda e inteligente. Obrigado pelo conteúdo rico em informações.

  3. Rodrigo disse:

    As suas dicas como sempre são valiosas. Eu te vejo como um modelo de aprovada a ser seguido. Quando você posta alguma dica é que não leio fico com a consciência pesada, pois sei que você sabe o que faz. Eu sonho em ser como você nos estudos. Quando eu conseguir chegar na sua excelência de qualidade irei passar em diversos concursos. Muito obrigado por tudo.

  4. Gabriela disse:

    Bem isso quando anotamos as horas líquidas ficamos surpresos, mas não precisa de um aplicativo que muitas vezes eles são pagos para obter o acesso completo, uma planilha de excel já ajuda a ter um controle rápido.

    Pelo menos eu se pegar o celular para anotar quando estou iniciando algo acabo olhando outras coisas.

  5. Marthinha disse:

    Boa tarde,
    gosto das suas dicas diretas e objetivas.
    Uso o Aprovado para computar horas líquidas, questões e planejamento de estudos. O melhor de tudo é pode acompanhar as nossas metas e isso virá um incentivo diário.
    Obrigada por falar numa línguagem simples que nos ajuda a refletir e seguir em frente aparando as arestas. Super Bjo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer melhorar seu desempenho em provas e concursos?

Assine nossa newsletter e receba minhas dicas!