Cinco Dicas para Aproveitar o Tempo de Estudo para Concursos

Picture of Laura Amorim

Laura Amorim

Cinco dicas para aproveitar o tempo de estudo para concursos públicos e deixar a procrastinação de lado.

Como sabemos, a preparação para concursos públicos é muito corrida e qualquer dica para ganhar uns minutinhos a mais de estudo é super bem-vinda.

Ademais, o tempo é o ativo mais precioso de quem está correndo atrás de um sonho, tem um objetivo e trabalha todos os dias para alcançar suas metas. Nesse ínterim, muitas vezes, não damos a devida importância ao nosso tempo e o desperdiçamos em pequenas porções ao longo do dia.

Por isso, espero que com esse post eu consiga te ajudar a entender como você está usando seu tempo e como aproveita-lo da melhor maneira possível!

1ª Dica: Autoconhecimento

Primeiramente, a dica número um é para aproveitar melhor o seu tempo é: se conheça.

Descubra para onde vão os seus minutos ao longo do dia, que no final resultam em horas desperdiçadas. Pode ser que você assista a um seriado na Netflix, não consiga ver apenas um episódio e acabe vendo uma temporada inteira.

Ademais, pode ser ainda que você vá olhar algumas fotos no Instagram e, quando percebe, já está há horas naquilo. Talvez você fique enrolando na cama para se levantar, colocando sonecas intermináveis e, ao invés de acordar às 6:00, você sai da cama às 7:30.

Então, para começar, passe um dia antento para entender como você gasta o seu tempo.

2ª Dica: Minutos Importam

Em segundo lugar: não seja escravo do relógio. Muitas pessoas olham para o relógio e pensam “são 10:14, às 10:30 começarei minhas atividades”. Não faça isso!

Nesse caso, foram “apenas” 16 minutos desperdiçados, mas se você fizer isso várias vezes ao longo do dia, perderá horas fazendo nada, simplesmente porque você foi escravo do relógio.

Durante meus estudos eu não olhava a hora em que estava começando a estudar, mas usava um cronômetro para controlar quantas horas eu estava de fato estudando. Não importa se eram 13:07 ou 13:30: eu me sentava para estudar, arrumava minhas coisas e pronto, play no cronômetro!

3ª Dica: Acorde cedo

Em terceiro lugar, outra coisa que pode te ajudar a usar melhor o tempo é simplesmente ter mais tempo. E como você pode conseguir mais tempo?

Acordando mais cedo.

Acordar mais cedo me ajudou muito durante a minha preparação: eu percebi que quando me levantava mais cedo – durante grande parte da minha preparação eu acordei às 5 horas da manhã ou até mesmo 4:30, na época em que trabalhava – eu conseguia adiantar as tarefas que eram realmente importantes.

Pela manhã, meus estudos rendiam muito e isso me ajudava a conseguir um aproveitamento maior ao longo de todo o dia. Assim, à noite, quando eu já estava mais cansada, já não tinha tantas coisas relevantes para fazer.

Dessa forma, caso você tem dificuldade em acordar cedo, experimente fazer isso por uma semana e veja se aquilo traz benefícios reais para você. Acordar cedo é uma dica boa, mas essa é uma questão muito pessoal: tem gente que gosta de estudar só à noite, começando às 22:00 e estudando a madrugada inteira! Isso não funciona bem para mim, mas pode ser que funcione para você. É preciso experimentar.

4ª Dica: Ferramentas de Estudo

Em quarto lugar, utilize métodos ágeis de estudo. No celular eu tinha o aplicativo AnkiApp – ou AnkiDroid, dependendo do seu sistema operacional – com o qual você faz flashcards.

O que é isso? São cartões nos quais você escreve uma pergunta na frente e a resposta no verso. Eu usava o aplicativo, mas, caso prefira, você pode fazer com papel e caneta.

Por exemplo: flashcard de regras de acentuação. Você coloca uma palavra na frente e escreve atrás o porquê de ela estar acentuada.

Ademais, você também pode fazer flashcards sobre prazos, quóruns necessários para a aprovação de uma lei, ou o que mais você precisar decorar.

Eu usava muito esses flashcards no celular e, se eu tinha 20 minutos livres, seja esperando na fila do banco ou aguardando uma carona, eu lia os flashcards, o que me ajudava a aproveitar melhor o meu tempo!

Resolver questões no celular também é uma boa opção de estudo rápido. Hoje em dia há muitos sites e aplicativos de questões para serem usados em momentos em que se tem pouco tempo livre e não dá para pegar um livro para estudar.

Assim, de pouquinho em pouquinho, isso vai fazer muita diferença no final da sua preparação.

5ª Dica: Aproveite os Deslocamentos

Por fim, das Cinco Dicas para Aproveitar o Tempo de Estudo para Concursos, a que salvou meu pós-edital foi usar o tempo de deslocamento entre lugares para estudar!

No meu pós-edital da prova da SEFAZ-GO, eu estava trabalhando na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que era longe da minha casa: eu levava cerca de 45 minutos para ir e 45 minutos para voltar. Como eu ia dirigindo, não tinha como ler durante esse tempo.

Logo, o que eu fiz foi baixar as videoaulas no PC, passar para o meu celular e, usando o aplicativo VLC Player (ele é gratuito), escutava o áudio das aulas durante o caminho!                   

Graças a isso, eu conseguia revisar as matérias que tinha estudado no dia anterior, o que ajudou muito com a memorização. Usei muito essa técnica para estudar Legislação Tributária também, inclusive, teve uma piadinha que o professor contou na aula que eu ouvi e acabou caindo na minha prova!

Assim, se você mora longe do seu trabalho/faculdade, troque as músicas ou rádio pelos audios das aulas! No final do dia, isso fará uma grande diferença.

Por fim, se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, gravei um vídeo para o Youtube (aproveita e se inscreva no canal):

https://www.youtube.com/watch?v=_ue3OvblC1g

Então, espero que tenha gostado das Cinco Dicas para Aproveitar o Tempo de Estudo para Concursos e aproveite melhor o seu tempo!

Um beijo e até a próxima!

Laura Amorim.

Compartilhe esse artigo

Picture of Sobre a autora

Sobre a autora

Aprovada nos concursos de Auditor Fiscal Estadual de Santa Catarina (7º Lugar), Auditor Fiscal Estadual de Goiás (23º lugar), Consultor Legislativo (4º lugar), Agente da Polícia Federal (em 2021).

Especialista em preparação para concursos públicos, técnicas de aprendizagem acelerada e estudos de alto rendimento.

Assine nossa Newsletter

Melhore seu desempenho em provas e concursos com dicas direto no seu email

Conheça nosso podcast

Post relacionados

newsletter

Mantenha-se atualizado com
dicas direto no seu e-mail

Ao prosseguir, concordo com os Termos de Uso e reconheço que li as Políticas de Privacidade.

Contato por WhatsApp