Acordar cedo para estudar para concursos é um dos maiores objetivos dos concurseiros ao tentarem estabelecer uma rotina produtiva e eficiente de estudos. Quando se trata da preparação para concursos, cada minuto conta – e, muitas vezes, parece que não há horas suficientes no dia para encaixarmos todas as nossas tarefas. Por isso, acordar cedo surge como uma solução lógica para se ganhar tempo ao logo do dia. Ao começarmos o dia mais cedo, criamos uma nova janela de horários, nas quais podemos nos dedicar aos estudos ou realizar outras atividades, para liberarmos algumas horas do dia para estudarmos mais tarde.
Mas afinal, por que acordar cedo para estudar para concursos?
Afinal, será que vale mesmo a pena acordar mais cedo para estudar para concursos? Porque não acordar mais tarde e dormir mais tarde, transferindo os estudos para o período da noite, por exemplo?
Há algumas razões pelas quais acredito que o período da manhã (principalmente as primeiras horas do dia) sejam ideais para os estudos.
A manhã é o período do dia em que estamos mais descansados, por uma razão bem intuitiva: acabamos de acordar e ainda não realizamos as tarefas do dia. Assim, é mais fácil mantermos o foco e a concentração que os estudos para concursos exigem. Por outro lado, ao estudarmos a noite, após o trabalho, a faculdade ou quaisquer outras atividades, estamos invariavelmente menos dispostos, o que pode prejudicar o seu rendimento.
Além disso, estudar pela manhã pode ter um efeito psicológico positivo: ao colocar (e completar) uma tarefa tão importante de sua rotina logo cedo, é possível que você se sinta mais tranquilo ao longo do dia, ao invés de passar as horas lembrando-se de que ainda há um afazer muito importante a ser completado na sua rotina.
Há, ainda, o fator biológico: ao acordarmos cedo, alinhamos nosso corpo ao ritmo circadiano, de modo que consigamos priorizar e organizar melhor as suas tarefas ao longo do dia, sem comprometer a quantidade ou a qualidade de nosso sono.
Como acordar cedo para estudar para concursos?
Apesar de tantos benefícios, acordar cedo para estudar para concursos traz uma desvantagem: acordar cedo não é tão fácil quanto parece. Para muitos concurseiros, levantar-se da cama algumas horas (ou até minutos) mais cedo que o habitual é um enorme desafio. Por isso, vou listar aqui alguns passos que me ajudaram a acordar mais cedo e, assim, regular meus horários para criar uma rotina eficiente de estudos para concurso.
Passo número #1: durma mais cedo!
Para acordar mais cedo e ter uma rotina saudável de estudos para concursos, não existe milagre para nem hack: é preciso dormir mais cedo (e isso já é um desafio em si!). Assim, desligue o computador às 20 ou 21h. Se ainda precisar estudar um pouco mais, estude em materiais impressos, como mapas mentais, resumos, exercícios etc. Assim, você evita aparelhos eletrônicos nos momentos anteriores ao seu horário de dormir.
A ideia é evitar o contato direto com muita luz (principalmente a azul, dos aparelhos eletrônicos). A quantidade de luz confunde o seu corpo, que passa a achar que está no período do dia e não se prepara para o momento de dormir.
Se, ainda assim, precisar usar o computador ou seu celular, ative o modo noturno, que torna a luz da tela mais quente.
Passo número #2: preze pela qualidade do seu sono.
Atenção a este ponto: dormir muitas horas não é sinônimo de sono de qualidade! Tenho certeza de que você já acordou pela manhã cansado e com a sensação de que não havia dormido nada mesmo após várias horas de sono, não é mesmo?
De nada adianta acordar cedo e ficar como um zumbi, sem conseguir render nada nos estudos de tanto sono! Por isso, ter uma noite de sono reparadora é essencial para que sua rotina de estudos seja eficiente.
Assim, primeiramente: para ter uma boa qualidade do seu sono, não consuma cafeína após às 17hs. Por mais que você pense que a cafeína não tenha tantos efeitos sobre você, ela irá comprometer a qualidade do seu sono e, consequentemente, a dos seus estudos. Após esse horário, dê preferência para café descafeinado e chás mais relaxantes (como de melissa, camomila e mulungu).
Ainda, faça atividades físicas regularmente, e busque priorizar o horário da manhã ou início da tarde para isso. Ir à academia próximo ao horário de dormir pode te deixar com mais energia e afetar a qualidade do seu sono.
Passo número #3: não se renda ao “botão soneca”.
Mesmo que acordem cedo, muitos concurseiros também enfrentam dificuldades para se levantarem da cama logo pela manhã. Aqui vai forma de superar esse obstáculo: coloque o despertador bem longe da sua cama! Assim, pra você desliga-lo, terá, obrigatoriamente, que se levantar. Só não vale voltar pra cama!
Há também uma dica para sair da cama nos dias mais frios: ao ir dormir, priorize roupas quentes ao invés de cobertas. Assim, ao se levantar, você ainda estará aquecido, e não será tão difícil sair da sua cama ao acordar para estudar.
Passo número #4: encontre um ambiente adequado para os estudos para concurso.
Para manter a disposição nos estudos é essencial que você encontre o local estudado para estudar – principalmente se for estudar logo após acordar cedo. Evite estudar deitado na cama, no sofá ou em ambientes escuros. Estimule seu corpo a perceber que você já está acordado e que agora é hora de se concentrar!
Mantenha o hábito de acordar cedo para estudar!
Por todos os seus benefícios, o hábito de acordar cedo para estudar é uma meta de muitos concurseiros. Para muitos, após certo tempo, esse hábito se torna praticamente automático, acordar cedo deixa de ser um desafio para ser um estilo de vida.
Porém, preciso te dizer que este não foi o meu caso: não me acostumei a acordar cedo e essa rotina não se tornou assim tão mais fácil ao longo do tempo. Ainda assim, mantive a prática de acordar cedo (muitas vezes antes das 5 horas da manhã) para me preparar para os concursos que prestei.
Por isso, recomendo que, apesar da dificuldade, você siga os passos acima e se mantenha disciplinado e focado em sua aprovação! Sem dúvidas, este esforço valerá a pena.
Um abraço e até a próxima!