5 passos para estudar por videoaulas 

Laura Amorim
por Laura Amorim09 de junho de 2022

5 passos para estudar por videoaulas

Estudar por videoaulas é uma forma poderosa para se aprender – afinal, qual a melhor forma de entender algo do que alguém, literalmente, te explicar?

No entanto, é preciso ter cautela ao usar esse recurso: as videoaulas são mais lentas que o material escrito, e demandam mais tempo para percorrermos o mesmo conteúdo. Além disso, as videoaulas são mais superficiais e não são tão diretas quando os PDFs. Assim, quem estuda apenas por videoaulas recebe, em regra, menos conteúdo do que aqueles que lêem os livros e PDFs.

De todo modo, as videoaulas têm sim o seu lugar na sua preparação. Por isso, vou compartilhar com você 5 passos para estudar por videoaulas de forma estratégica e eficiente.

Passo 1: quando estudar por videoaulas?

As videoaulas são indicadas, principalmente, para estudar aqueles assuntos que você não conseguiu entender bem ao estudar pelo material escrito ou ao resolver questões. Isso porque acompanhar a explicação do professor pode ser crucial para que você entenda a lógica da matéria.

Você também pode recorrer às videoaulas quando estiver cansado – já que assistir às aulas é mais interessante do que ler os PDFs.

Passo 2: estudo ativo por videoaulas

Ao estudar por videoaulas, tenha sempre um material mais enxuto em mãos, como  os Mapas da Lulu ou PDFs marcados. Use-o como base para acompanhar o conteúdo e esquematizar suas ideias. Assim, você terá uma postura mais ativa de estudos. Na falta deste material, anote as ideias principais da aula de forma direta, focando nas palavras-chave.

Neste vídeo aqui, eu mostro um exemplo de como marcar os Mapas da Lulu ao acompanhar as videoaulas.

Passo 3: economize tempo

Ao  estudar por videoaula, acelere a velocidade de reprodução. Isso muitas vezes é permitido pelo próprio site, mas você também pode baixar aplicativos como o VLC Player e acelerar os vídeos no seu computador. Vá se acostumando com a velocidade acelerada aos poucos. Isso te economizará bastante tempo!

Passo 4: use as ferramentas disponíveis

Em uma videoaula, você é livre para pausar quando quiser, certo? Use isso para fazer todas suas anotações e não perder nada do que o professor fala. Também vale voltar trechos e rever explicações que não entendeu.

Passo 5: seja proativo!

Sempre que o professor for resolver alguma questão na videoaula, pause o vídeo e resolva-a sozinho primeiro. Assim, se você tiver alguma dúvida, já saberá em que ponto da explicação prestar mais atenção.

O estudo eficiente por videoaulas

Todas as ferramentas de estudo são interessantes e têm seu lugar na preparação. Pensando nisso, saiba usá-las corretamente e no momento certo, para que você aproveite todo o potencial que elas têm a oferecer. Dedique algum tempo à aprender como estudar e use seu tempo e dedicação de forma eficiente, na direção certa!

Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

10 comentário para para “5 passos para estudar por videoaulas ”

  1. Geilson de almeida santos disse:

    Otimas dicas. Obrigado

  2. Ione disse:

    Gostei da ideia estudo muito por vídeo aula.

  3. Viviane disse:

    Obrigada, Lu! Sempre nos ajudando com suas dicas!

  4. João Jara Junior disse:

    Muito obrigado pela dica e bem produtiva 🤝

  5. ALEXANDRE disse:

    Obrigado. 🙂

  6. Priscila Oliveira disse:

    Mais outra dica hehe… Imprima os códigos e leis a serem estudadas e ao encadernar deixe folhas em branco várias… Pq daí ao assistir videoaulas ou ler PDF’s vc vai complementando o seu material. Pra mim tem sido ativo e efetivo. Por fim, vc terá seu material todo anotado.

  7. Luis Hipolito Araujo disse:

    Amei muito essas dicas, pois eu sor assistia aulas, e quando ia para as questões dava um sençassão de que não estava bem com aquele assunto. Mais AGORA essas dicas mim deixar mais ativo e fixo melhor o conteudo. Obg Laura.

  8. Vitória disse:

    Ótima dica lulu 😊 manda maais 😁

  9. ROSIMEIRE ALVES BRITO disse:

    Ótimas dicas,Lulu!Obrigada

  10. Djair disse:

    Mais uma dica top, valeu professora, Deus a abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer melhorar seu desempenho em provas e concursos?

Assine nossa newsletter e receba minhas dicas!