Ei! Tudo bem com você?
No post de hoje vou falar com vocês sobre um assunto importantíssimo para a preparação para concursos públicos: o estudo por meio da resolução de questões!
Um grande erro que cometi no início da minha preparação foi o de não me preocupar em fazer questões, mas apenas em ler o material e pronto.
Demorei um pouco para perceber que, no estudo para concursos, conseguir acertar as questões da prova depende de muito mais coisa do que simplesmente saber a teoria. Resolver as questões da sua prova requer também uma boa estratégia, experiência para entender o que é exigido pela banca e saber identificar as pegadinhas, muito frequentes em provas de concurso.
E é por isso que é tão importante praticar! Se você desenvolver o hábito de fazer questões ao longo dos seus estudos, o dia da prova se torna apenas mais um dia comum, como todos os outros da sua preparação! Por tudo isso, treinar a resolução de questões é essencial para a sua aprovação.
Então, vamos lá!
DICA NÚMERO #1 – Questões Comentadas:
A primeira dica que quero dar é: use questões comentadas no seu estudo. As questões comentadas permitem que você tenha certeza do gabarito e entenda o motivo pelo qual determinada alternativa está certa e as demais não. Além disso, o comentário condensa a matéria abordada na questão, o que otimiza seu tempo de estudo e revisão.
Você pode encontrar questões comentadas em sites como o TecConcursos e o QConcursos. Também há livros de questões comentadas. Na minha preparação, usei livros de questões em algumas ocasiões, mas prefiro os sites, que contam com comentários de professores e fóruns de discussão. Esses sites ainda permitem que o candidato crie um caderno de questões com mais liberdade que os livros.
DICA NÚMERO #2 – Cadernos de Questões:
A segunda dica é: crie cadernos de questões. Durante a minha preparação, usei dois critérios para montar meus cadernos.
- A primeira forma é a que eu chamo de “Questões de Fixação“. Como isso funciona: após ler e fazer meus mapas mentais sobre um assunto, eu fazia as questões que vinham no corpo do próprio PDF da aula sobre aquele tema, como forma de revisá-la e fixá-la melhor.
- A segunda forma de estudo por questões é por meio das “Questões de Simulado“. Após fechar uma matéria ou quando já estava no pós-edital, eu criava um caderno com as questões dos últimos três ou quatro anos de uma determinada disciplina, como Direito Constitucional ou Direito Administrativo, elaboradas pela banca do edital para o qual eu estudava. Isso resultava em cadernos abordando todos os assuntos com 200 ou 300 questões, aproximadamente. Com esses cadernos, eu fazia sessões de estudo, resolvendo 30 questões por sessão, mudando de matéria em seguida.
Estudando dessa forma, você consegue revisar os diversos assuntos cobrados no edital e identificar quais assuntos você sabe menos. A partir disso, pegue os mapas mentais das questões que você errar e releia os pontos que dominar menos, fazendo uma revisão mais direcionada dos assuntos que você ainda não sabe bem.
DICA NÚMERO #3 – Cálculos a Mão:
Uma terceira dica, especial para os candidatos que fazem provas que cobram contas, como Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira, Contabilidade, é: nunca use a calculadora na resolução de questões durante o seu estudo!
Isso porque, no dia da prova, você terá um tempo reduzido para a resolução de questões e não poderá utilizar a calculadora. Se você não tiver treinado a resolução de questões antes, você demorará mais tempo para fazê-las durante a prova. Lembre-se: seu tempo durante a prova é muito mais valioso do que o seu tempo de estudo e preparação.
Assim, simular as condições de resolução de questões em casa te trará prática e garantirá mais pontos na hora da prova.
DICA BÔNUS – Padrão das Bancas:
Após saber qual banca elaborará sua prova, tente encontrar padrões nas questões e entenda como resolvê-las. Como exemplo: a banca FCC utiliza um certo padrão na elaboração das questões de Contabilidade, de forma que o treino ajuda muito no momento da prova. Isso também acontece com a prova de Português feita pela banca.
Considerações Finais:
A partir dessas dicas, encontre os métodos que mais te agradam para incorporar as questões aos seus estudos. Use livros de questões, faça simulados, use sites. Em meus estudos, resolvi muitas questões pelo meu celular, o que permitia um estudo prático e portátil, que poderia ser feito em qualquer lugar – como na fila de um banco ou em uma sala de espera -, o que me ajudou na otimização do meu tempo.
Além disso, caso queira se aprofundar no assunto e aprender a como revisar, inclusive por questões, recomendo meu manual Como Fazer Revisões:
Um beijo e até a próxima!
Laura Amorim.