O resumo é realmente uma boa estratégia de revisão?
Muitas vezes, as estratégias mais eficazes de revisão são aquelas mais contraintuitivas, enquanto as estratégias mais comuns acabam tendo menor eficácia. Infelizmente, o resumo, quando feito da forma tradicional, encaixa mais nessa segunda categoria: muito comum, mas pouco eficaz.
O resumo feito da forma tradicional é aquele em que a pessoa, as vezes até mesmo na primeira leitura, vai transcrevendo as partes que ela julga serem as mais importantes do texto, seja (quando muito) utilizando suas próprias palavras ou fazendo esquemas para substituir o texto corrido. Contudo, esse é um processo muito passivo, que não implica em um raciocínio em cima da informação. Não há desafio, dificuldade ou frustração: a pessoa apenas lê, transcreve; lê, transcreve; lê, transcreve…
Escrever um resumo, num simples ato de copiar e colar, não significa que a informação está sendo guardada na cabeça (muito pelo contrário)!
Falando em estudo inteligente, então, não raro é que o método mais difícil seja o mais eficaz, enquanto o método mais cômodo não tenha a eficácia esperada. Isso porque para que o nosso cérebro armazene uma determinada informação é necessário, primeiro, reconhecer a relevância daquele conhecimento.
É preciso interagir com a nova informação, extrair dela sentido e significado e criar relações tanto entre as várias informações presentes em um mesmo parágrafo, quanto entre as novas informações que estão sendo adquiridas e os conhecimentos prévios já existentes.
Ou seja, métodos de estudo que parecem mais fáceis, como apenas transcrever ou assistir à vídeoaulas de forma passiva, são geralmente menos eficazes. Estudar de maneira ativa e desafiadora costuma ser mais produtivo, mesmo que inicialmente pareça mais difícil.
3 passos para um resumo mais eficiente
Mas afinal, como seria um método para a confecção de um bom resumo que estimule o seu cérebro a raciocinar sobre a informação? Vamos lá!
- Não faça o resumo no primeiro contato com o assunto: fazer o resumo na sua primeira leitura faz com que ele seja muito superficial. Ainda não há conhecimento suficiente para entender completamente o assunto de forma a organizá-lo de maneira eficiente. Durante a primeira leitura, faça apenas um “reconhecimento de terreno”: marque as frases mais importantes de cada parágrafo e mapeie/circule algumas palavras-chave.
- Escreva seu resumo baseado nas palavras-chave que você marcou na primeira leitura: usando apenas as palavras-chave como guia (sem olhar o texto corrido), tente escrever com as suas palavras aquele conteúdo. Se você perceber que está muito propenso a ler o texto por completo, divida em duas etapas: 1) transcreva as palavras-chave para uma folha de papel; 2) sem olhar o texto, utilize apenas as palavras-chave que estão na folha em branco para criar o seu resumo.
- Faça o resumo da forma mais esquematizada possível: sempre que possível use bullet points, itens, fluxogramas, numeração, etc. Pensar em como organizar as informações da melhor forma aumenta o raciocínio sobre o conteúdo. Além disso, o resumo esquematizado ajuda na hora de revisar, tornando a revisão mais rápida e possibilitando também uma revisão mais pontual.
Vencendo as dificuldades (dica extra)
É completamente normal sentir dificuldade ao tentar fazer esse tipo de resumo guiado.
Não é preciso lembrar todo o conteúdo relacionado às palavras-chave na primeira tentativa, isto é, está tudo bem em precisar consultar o seu material ao longo do processo.
A minha sugestão é: não se lembra de algo relacionado à alguma das palavras-chave? Abra o seu material, consulte o que precisar, feche-o novamente e continue.
Esse tipo de resumo guiado pelas palavras-chave tem um nível de dificuldade muito maior do que o resumo transcrito (copia e cola) porque ele exige uma compreensão completa do conteúdo. Mas lembre-se: a dificuldade é boa para o aprendizado. O que é mais difícil, fixa melhor na cabeça!
Caso se interesse por melhorar seus resumos, tornando-os mais eficientes, no canal do YouTube (@LauraAmorim) você encontra vários vídeos onde são ensinadas diversas técnicas com este objetivo, basta procurar por temas como linha do tempo, fluxograma, como usar tabelas nos estudos, como ilustrar conceitos, entre muitos outros.
Até a próxima!