Foi Reprovado? 5 Passos Para Dar A Volta Por Cima

Laura Amorim
por Laura Amorim10 de julho de 2020

Lidar com uma reprovação em concursos públicos não deveria ser tão difícil assim. Estatisticamente, o mais esperado é que, durante a preparação, colecionemos algumas reprovações. Faz parte do processo e isso nada diz a respeito da sua capacidade, inteligência ou das chances que você tem de passar em concursos posteriores. Porém, é uma experiência dolorosa e que pode acabar nos desmotivando.

Por isso, vou compartilhar 5 passos para que você consiga transformar a sua reprovação em uma publicação com seu nome no Diário Oficial! 

Se você vivenciou uma reprovação, o primeiro passo é: não dê ouvidos a discursos derrotistas ou desanimadores que você porventura vier a fazer a você mesmo! Não fique se batendo ou se martirizando e encare a situação de forma objetiva e menos pessoal. 

Também acho válido que você descanse por alguns dias, para esfriar a cabeça, após uma prova difícil ou um mau resultado. Algo entre três dias e uma semana, a depender do seu cansaço e da sua situação (se há outro edital aberto, por exemplo).

Passado esse período de luto, está na hora de voltar aos estudos e dar um outro significado para esse resultado! O mais importante agora é que você sugue ao máximo tudo o que puder dessa experiência (horrível), para que as próximas provas sejam diferentes e para que você faça os ajustes necessários para chegar cada vez mais próximo da aprovação. Aprenda com seus erros!

Aqui estão algumas formas de fazer isso:

Passo 1:

Anote tudo o que deu errado e te estressou nos momentos que antecederam a prova: ficou muito ansioso? Saiu de casa atrasado? Esqueceu a água ou o lanche? Seu documento? Levou a caneta errada?

Passo 2:

Anote ao lado o que você vai fazer na próxima vez para que nada disso aconteça novamente. 

Passo 3:

Analise sua estratégia de prova: o tempo de prova foi suficiente? Você se esgotou primeiro em disciplinas de menor peso e não conseguiu fazer as mais importantes? Você ficou preso em questões difíceis e não teve tempo de fazer as fáceis? Em seguida, repense a sua estratégia e reflita sobre como você fará a prova na próxima vez.

Passo 4:

Não jogue fora o caderno de provas! Aprofunde-se em cada um dos erros que cometeu: você errou assuntos que sabia? Caiu em pegadinhas? O que falhou na sua preparação? É necessário mudar sua técnica de estudo? Como melhorar isso? 

Passo 5:

Trace um plano: o que fazer daqui pra frente? Defina o seu “próximo alvo” e mude a fita – é importante que você se “desvicie” do ritmo de pós-edital e volte ao ritmo de longo prazo, para conseguir recuperar a sanidade.

Considerações finais:

Acredite: as reprovações são normais e fazem parte da trajetória do concurseiro. Isso não torna a experiência menos dolorosa, mas refletir sobre a situação de forma mais objetiva e prática pode te ajudar a lidar com isso.

Tenha paciência com você e com esse “retomar”! É natural demorar um pouco a pegar o ritmo e retomar a motivação, mas siga firme, na lógica “um é mais que zero”. Logo você estará bem novamente, melhor e mais preparado que antes!

Estou torcendo por você!

Gostou? Compartilhe!

3 comentário para para “Foi Reprovado? 5 Passos Para Dar A Volta Por Cima”

  1. Francyne Henriques disse:

    Lulu, obrigada pelas palavras oportunas! Estava precisando. Que Deus continue a abençoando e dando sabedoria para você continuar ajudando as pessoas, compartilhando suas experiências em concursos. Você não tem noção do bem que você faz!

  2. Andressa disse:

    Lindo texto laura ♡

  3. Jeronymo Monassa disse:

    Que Deus continue te capacitando em ajudar pessoas em momentos, tão difíceis na vida do concurseiro, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer melhorar seu desempenho em provas e concursos?

Assine nossa newsletter e receba minhas dicas!