Tenho notado algo curioso: cada vez mais as videoaulas estão sendo vilanizadas no mundo dos concursos. Como se usá-las fosse um sinal de estudo ineficiente ou até mesmo a razão para não alcançar a aprovação.
Mas será que elas são realmente as grandes vilãs? Ou o problema está na forma como são utilizadas?
A verdade é que essa ideia de que “videoaula é ruim” vem de uma interpretação equivocada de um conselho correto. Bora entender isso melhor?
O estudo para concursos é diferente
Antes de tudo, é importante entender que estudar para concurso é muito diferente de cursar uma graduação, uma pós-graduação ou um mestrado. Se você quer aprender escrita criativa, por exemplo, o objetivo é aprofundar-se no tema e desenvolver habilidades ao longo do tempo. Já no mundo dos concursos, a realidade é outra: existe um prazo rígido e a prioridade é a aprovação (e temos pressa!). O foco não está necessariamente no aprofundamento, mas sim na eficiência e no aproveitamento do tempo da melhor forma possível.
Assim, ao estudar para um concurso, cada método de estudo precisa ser avaliado não apenas pela sua efetividade, mas também pelo custo-benefício de tempo.
O tempo como um fator decisivo
É justamente nessa análise de custo-benefício de tempo que as videoaulas perdem pontos.
Elas tendem a ser mais extensas: assistir a um professor explicando um conteúdo pode levar muito mais tempo do que ler um PDF ou um livro específico para concurso. Além disso, professores costumam incluir histórias, exemplos e até piadas para tornar a aula mais didática, o que é útil para o aprendizado, mas também aumenta significativamente o tempo de estudo.
Outro ponto importante é que assistir a videoaulas exige um esforço extra para revisão. Muitas vezes, é preciso pausar para anotar, voltar ao material depois ou até reassistir trechos para garantir que as informações essenciais fiquem registradas.
Videoaulas e o concurseiro “Netflix”
Outro ponto é: evite se tornar um “concurseiro Netflix”, ou seja, alguém que estuda apenas por videoaulas. Isso pode prejudicar o desenvolvimento da sua capacidade de leitura, velocidade e interpretação — habilidades essenciais para a prova, que é toda em texto.
O estudo passivo das videoaulas
O estudo por videoaula tende a ser mais passivo (embora isso dependa totalmente do aluno). É fácil apenas se acomodar na cadeira e assistir, sem se envolver, enquanto o professor faz todo o trabalho. O estudo por texto também pode ser passivo caso o aluno não adote a postura adequada. Mas, ao buscar palavras-chave e sublinhar informações, o aluno se envolve mais ativamente no processo e, ao mesmo tempo, já produz o material para futuras revisões.
O conselho
Por causa dos 3 fatores mencionados, surgiu um conselho muito válido (e que assino embaixo): não utilize videoaulas como seu único método de estudo.
É importante ter cautela com as videoaulas, mas elas não são vilãs — são super-heroínas!
Sem dúvidas, as videoaulas são uma excelente ferramenta para entender conteúdos mais complexos. O professor utiliza didática, entonação, gestos, slides, imagens, piadas e exemplos que facilitam a compreensão. Assim, as videoaulas são especialmente úteis para introduzir um conteúdo novo ou esclarecer dúvidas mais difíceis.
Mas, assim como o Super-Homem, com toda sua força, não precisa ser chamado para salvar um gatinho na árvore, também não precisamos recorrer às videoaulas para tudo.
Por exemplo, quando comecei a estudar para concursos, estudava Português apenas pelos PDFs e achava que dominava o conteúdo. Mas, ao resolver questões, percebi que não era bem assim. Tive que recorrer a um curso completo em videoaula. O mesmo aconteceu com Contabilidade. Já em Estatística, fui bem com o PDF, mas em regressão linear, precisei da videoaula. O mesmo ocorreu com licitações no Direito.
Então, se você quer otimizar seus estudos, procure equilibrar videoaulas com leituras, resumos e resolução de questões. Assim, você aproveita os benefícios das videoaulas sem comprometer sua eficiência e desempenho na prova.
A Chave do Sucesso: equilíbrio
As videoaulas são uma ferramenta poderosíssima, mas, assim como o Super-Homem, possuem sua “criptonita”: o tempo. Por isso, devem ser usadas com parcimônia nos estudos para concurso. Priorize materiais em texto para avançar mais rapidamente, treinar sua leitura e realizar um estudo ativo, com marcações que facilitarão revisões futuras. No entanto, ao se deparar com dificuldades, não hesite em recorrer às videoaulas.
Até a próxima!
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